BRINQUEDOS LÚDICOS CONSTRUÍDOS A PARTIR DE MATERIAIS RECICLÁVEIS SÃO TRABALHADOS COM CRIANÇAS PORTADORAS DE TEA 🎨

A reciclagem possui múltiplas dimensões e inúmeros potenciais. Entre estes está a reutilização para construção de brinquedos lúdicos e funcionais em um contexto de limitação financeira e do ideal de sustentabilidade.

Nesse sentido, o integrante do Programa Escola Verde (PEV), Breno Costa, realizou, entre os dias 25 e 29 de julho e no dia 19 de agosto de 2022, na escola Escola Municipal Professora Maroquinha em Petrolina-PE, atividades de construção de brinquedos reutilizando materiais recicláveis, como papelão e garrafas PET.

No primeiro momento, em julho, houve a construção de um relógio colorido cuja base é de papelão, as horas foram feitas com tampas de garrafas PET e os ponteiros de cartolina. Breno destacou que o brinquedo foi produzido com o objetivo de ser trabalhado com crianças portadoras de Transtorno do Espectro Autista (TEA), pois trabalha a coordenação motora fina ao enroscar as tampas de garrafa, o aprendizado de sequências numéricas com os números do relógio e o aprendizado de cores, com as tampas das garrafas sendo multicoloridas e expostas de forma alternadas. Como o transtorno pode variar bastante, esses brinquedos são muito funcionais.

Já no segundo momento, em agosto, foram cerca de 15 alunos de séries iniciais. A atividade consistiu na montagem de um porquinho com garrafas PET para finalizar a sequência de ações com o tema de sustentabilidade e educação financeira.

Por Joseildo Santana e Yan de Castro
Categoria: Reciclagem, Educação Ambiental