EQUIPE DO PEV É FINALISTA EM EVENTO DE SOLUÇÕES INOVADORAS E SUSTENTÁVEIS 📱

No último mês de junho, o Programa Escola Verde (PEV) participou, através dos seus integrantes, do ‘Hackathon: Soluções e Inovações Sustentáveis Conectando Pessoas’ – uma maratona promovida pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) com o intuito de promover a inovação e a sustentabilidade através de ideias que conectem as pessoas e facilitem o acesso às informações sobre o meio ambiente. A comissão organizadora do evento contou com representantes da Compesa e seu Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação (NAGI).

A atividade durou cerca de um mês, tendo a submissão de projetos se iniciado no dia 06/06 e o início das ações no dia 15/06. O encerramento com as entregas de premiações aconteceu no dia 15/07. O Hackathon Compesa 2022 contou com mais de 400 inscritos, sendo 70 equipes participantes e somente 4 finalistas. Uma das equipes finalistas foi a do integrante do PEV, Elizandro José do Nascimento, do IF Sertão PE Campus Salgueiro, que ficou no 4º lugar final. Ele se uniu à Fernanda Oliveira da Silva e Maria Yara Santos Cordeiro do IFPE Caruaru e ao mentor Vitor Lucrécio da Compesa para desenvolver soluções com o objetivo de promover transformações nos estados e municípios de Pernambuco sob a perspectiva os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Os desafios propostos foram os seguintes:

DESAFIO 1: SAÚDE E BEM-ESTAR (ODS 3), CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS (ODS 12).
DESAFIO 2: ÁGUA POTÁVEL E SANEAMENTO (ODS 6), VIDA NA ÁGUA (ODS 14).
DESAFIO 3: ENERGIA LIMPA E ACESSÍVEL (ODS 7), AÇÃO CONTRA A MUDANÇA GLOBAL DO CLIMA (ODS 13).
DESAFIO 4: INDÚSTRIA, INOVAÇÃO E INFRAESTRUTURA (ODS 9), TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO (ODS 8).

Uma das respostas proposta pela equipe foi a criação do “ECOPLAYER”, um jogo digital voltado para crianças entre 5 e 12 anos. Essa resposta parte do pressuposto de que todos nós somos responsáveis pela preservação do nosso planeta, fazendo-se fundamental que sejamos conscientizados desde cedo, ainda na fase escolar. A partir do aprendizado de que pequenas atitudes no cotidiano resultam em grandes resultados, podemos construir um futuro mais sustentável pouco a pouco, com pequenos passos. O aplicativo surge trazendo conscientização sobre a questão do lixo na rua – o quanto prejudica e geram consequências como entupimento dos bueiros e redes de drenagem, causando alagamentos em tempos de chuva – e a economia de energia – a importância de apagar as luzes e aproveitar a luminosidade natural durante o dia e desconectar da tomada aparelhos eletrônicos que não estejam sendo utilizados.

Além disso, as crianças poderão aprender, de forma lúdica, sobre ações mais abrangentes e complexas que dependem sobretudo do poder público, como: recuperação de matas ciliares de rios e canais, recuperação de áreas degradadas, construção de habitações em áreas de baixo risco, proteção de encostas, aumentar áreas permeáveis nas cidades, dentre outras.

Aqui você pode conferir a animação do aplicativo: https://www.youtube.com/shorts/oW4K42tLlWo.

Aqui você pode conferir a cerimonia de premiação: https://youtu.be/LMM-bMgJk2A.

Por Joseildo Santana Souza
Categoria: Campanha, Evento