EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTUDANTES VISITAM COLEÇÃO ICTIOLÓGICA E TRILHA ECOLÓGICA DO IF SERTÃO

O Programa Escola Verde (PEV), através dos integrantes Hugo, Elis, Eugênia e Ernandes, recebeu estudantes na trilha ecológica e na coleção ictiológica, localizada no IF Sertão Campus Zona Rural Petrolina-PE. No dia 31/05 foram mobilizados os estudantes do Ensino Médio do Colégio Objetivo, já no dia 01/06 foi a vez da turma do 9º ano do Colégio Encontro. A ação mobilizou cerca de 40 pessoas no total.

A atividade teve como objetivo tratar de assuntos da Educação Ambiental com os estudantes, através do conhecimento e valorização das plantas da caatinga e a preservação dos peixes do Rio São Francisco. É importante que tenham contato com as espécies nativas da nossa região, possibilitando o conhecimento sobre suas particularidades e como preservá-las.

A trilha percorre um caminho de aproximadamente 800 metros, que apresenta três fases: uma área degradada, que está em processo de recuperação natural, onde são mostradas situações como as consequências da falta de vegetação e erosão; uma área já recuperada e a terceira uma área de mata fechada.

Além da trilha, os estudantes também visitaram a coleção ictiológica, responsável por promover a conscientização ambiental e preservação dos peixes do rio São Francisco, sobretudo das espécies nativas. O acervo reúne cerca de 30 espécies de peixes, entre nativos, como surubim, dourado, cari, caborge, pirambeba e pirá, que não é mais encontrado no Submédio São Francisco, e exóticos, como a carpa, tilápia do nilo, tucunaré e tambaqui.

Por Joseildo Santana
Categoria: Visita Técnica