ESCOLA DESENVOLVE HORTA VERTICAL COM GARRAFAS PETS 🌱

A produção de hortaliças na escola é um grande diferencial que os professores possuem como ferramenta didática. O contato com as plantas, com a terra e com as hortaliças também é uma forma de aproximação com a natureza e de informação sobre o impacto das nossas ações sobre o meio ambiente. Assim, as hortas são ótimas ferramentas de educação ambiental que possuem ainda o potencial de desenvolver conhecimentos diversos entre os estudantes.

Cerca de 110 Estudantes e professores da Escola Adelina Almeida, localizada em Petrolina-PE, através do Programa Escola Verde e da Brigada Ecológica da escola, se empenharam durante o mês de maio, para o desenvolvimento de uma horta vertical confeccionada com garrafas Pets recicladas.

O professor Adriano de Lima, juntamente com outros professores e estudantes integrantes do Programa Escola Verde (PEV), promoveram uma série de encontros e ações de preparação para a construção dos canteiros.

A primeira ação ocorreu no dia 12/05, quando houve a mobilização de cerca de 60 alunos para coleta de garrafas Pets, confecção de papa-garrafas e desenvolvimento dos canteiros verticais, dentre outras atividades escolares.

No dia seguinte, a escola recebeu professores do PEV, Acácio Figueirêdo e Antonio Pereira, que ministraram palestra para o embasamento teórico sobre a produção de hortaliças, para cerca de 40 pessoas, entre estudantes, professores e gestores da escola, explicando detalhadamente sobre a criação da horta.

Na semana seguinte, no dia 17/05, a Brigada Ecológica iniciou a organização definitiva dos materiais para a criação dos canteiros verticais. Participaram da atividade cerca de 10 alunos junto as colaboradoras Poliana de Sá, Marvi Ribeiro e Izabela Nogueira.

Por fim, a inauguração do canteiro vertical que abrigará a horta está sendo programada para as próximas semanas e deve mobilizar diversos estudantes. Esta atividade demonstra o grande potencial que o PEV tem junto às escolas para o desenvolvimento de atividades ambientais mais ricas, proativas e sensíveis às necessidades escolares.

Categoria: Horta Agroecológica
Por Yan de Castro