ESCOLA DESENVOLVE HORTA VERTICAL COM GARRAFAS PETS ūüĆĪ

A produ√ß√£o de hortali√ßas na escola √© um grande diferencial que os professores possuem como ferramenta did√°tica. O contato com as plantas, com a terra e com as hortali√ßas tamb√©m √© uma forma de aproxima√ß√£o com a natureza e de informa√ß√£o sobre o impacto das nossas a√ß√Ķes sobre o meio ambiente. Assim, as hortas s√£o √≥timas ferramentas de educa√ß√£o ambiental que possuem ainda o potencial de desenvolver conhecimentos diversos entre os estudantes.

Cerca de 110 Estudantes e professores da Escola Adelina Almeida, localizada em Petrolina-PE, através do Programa Escola Verde e da Brigada Ecológica da escola, se empenharam durante o mês de maio, para o desenvolvimento de uma horta vertical confeccionada com garrafas Pets recicladas.

O professor Adriano de Lima, juntamente com outros professores e estudantes integrantes do Programa Escola Verde (PEV), promoveram uma s√©rie de encontros e a√ß√Ķes de prepara√ß√£o para a constru√ß√£o dos canteiros.

A primeira ação ocorreu no dia 12/05, quando houve a mobilização de cerca de 60 alunos para coleta de garrafas Pets, confecção de papa-garrafas e desenvolvimento dos canteiros verticais, dentre outras atividades escolares.

No dia seguinte, a escola recebeu professores do PEV, Acácio Figueirêdo e Antonio Pereira, que ministraram palestra para o embasamento teórico sobre a produção de hortaliças, para cerca de 40 pessoas, entre estudantes, professores e gestores da escola, explicando detalhadamente sobre a criação da horta.

Na semana seguinte, no dia 17/05, a Brigada Ecológica iniciou a organização definitiva dos materiais para a criação dos canteiros verticais. Participaram da atividade cerca de 10 alunos junto as colaboradoras Poliana de Sá, Marvi Ribeiro e Izabela Nogueira.

Por fim, a inauguração do canteiro vertical que abrigará a horta está sendo programada para as próximas semanas e deve mobilizar diversos estudantes. Esta atividade demonstra o grande potencial que o PEV tem junto às escolas para o desenvolvimento de atividades ambientais mais ricas, proativas e sensíveis às necessidades escolares.

Categoria: Horta Agroecológica
Por Yan de Castro