TEATRO DE FANTOCHES DIVERTE E EDUCA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ⛄

O teatro de fantoches é um elemento muito interessante no desenvolvimento da educação ambiental, pois relaciona atividades lúdicas que divertem e ao mesmo tempo educam. Quando implementados em sala de aula, o processo de ensino-aprendizagem se torna mais envolvente, despertam interesses e estimulam a criticidade dos estudantes para questões ambientais.

Nesse sentido, integrantes do Programa Escola Verde (PEV) do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) aproveitaram a proposta da disciplina Ensino de Ciências, em que se reforça a importância da contextualização das realidades dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, para produzir e exibir em vídeo um teatro de fantoches que aborda a coleta seletiva como prática de combate à poluição, seja na zona urbana ou rural.

O descarte incorreto do lixo afeta espaços geográficos inimagináveis, desde florestas a oceanos. Assim, o teatro de fantoches é uma atividade lúdica e criativa para se abordar a importância desse tema e a necessidade de se intervir nele. O PEV forneceu ainda apoio com materiais advindos de experiências pregressas. A produção ocorreu na sala de multimídia da UNEB e irá auxiliar professores do ensino infantil à desenvolverem o tema em sala de aula no Brasil todo.

Participaram da produção: Ana Celia, Cassia da Silva, Cassilene Afonso, Geane Alves, Michael Douglas, Patrine Dias e Suzana Kelly.

*É professor(a) e deseja utilizar os materiais? Faça parte do nosso Projeto e receba apoio para desenvolver a Educação Ambiental em sala de aula! Entre em contato conosco através do eainterdisciplinar@gmail.com.

Por: Michael Douglas
Categoria: Arte Ambiental