PROMOVENDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ATIVIDADES LÚDICAS

A Educação Ambiental, quando trabalhada desde a Educação Infantil, promove a formação de atitudes e valores na criança em relação ao meio ambiente, que resultará em uma postura ecologicamente correta e o desenvolvimento de uma consciência ambiental.

Desse modo, no dia 11/02/2022 a integrante do Projeto Escola Verde (PEV), Cristiane Maria de Souza Moreira, mobilizou cerca de 20 crianças do Centro de Educação Infantil Gente Valente, localizado na Vila São Joaquim em Sobradinho-BA, através da utilização de um jogo lúdico de tabuleiro com foco na Educação Ambiental.

Por conseguinte, com o jogo “Cidade Limpa” as crianças ficaram responsáveis por coletar o lixo para reciclagem, desenvolvendo conceitos de preservação do meio ambiente e consciência ecológica. Dessa forma, cada jogador recebeu um caminhão de plástico, que percorre a cidade (tabuleiro) recolhendo o lixo. Foi então feita a seleção do material (vidro, papel, metal e/ou plástico) que será depositado nos quatro cestos coloridos de reciclagem.

Portanto, esse modo lúdico de ensino é uma importante ferramenta da Educação Ambiental, estimulando as crianças a desenvolver uma consciência de preservação e conservação do meio ambiente. Além disso, durante o jogo é apresentado e explicados conceitos importantes, como, por exemplo, a coleta seletiva, fazendo com que a criança aplique isso no seu dia a dia.

A conscientização, conservação e preservação ambiental surgem como consequência da admiração, do respeito e do amor pela Terra. Sendo assim, as escolas infantis devem proporcionar aos alunos um entendimento inicial dos conceitos de sustentabilidade e de como ela contribui para a preservação e conservação do planeta.
Por: Clodoaldo Plácido