TURISMO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A relação existente entre a atividade turística e a Educação Ambiental é um meio essencial para se buscar a conscientização da população sobre essa temática, visto a efetividade da aprendizagem ocorrer na prática, a partir da observação do meio ambiente, bem como através do contato com o meio.

Uma forma de turismo voltada mais especificamente a apreciação da natureza é o ecoturismo, que é definido como um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva a sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem estar das populações envolvidas. (EMBRATUR apud AM NCIO, 2005, p. 68)

Dessa forma, o ecoturismo associa-se ao desenvolvimento e a prática da sustentabilidade e da construção de valores socioambientais nos cidadãos, sendo também um dos mercados que mais crescem em todo o mundo e constituindo uma atividade econômica engajada na busca pela amenização das desigualdades sociais.

FONTE:
A RELAÇÃO ENTRE TURISMO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA LUTA POR UM MUNDO MAIS JUSTO E PRESERVADO

Por Larissa Carvalho
Categoria: Sociologia Ambiental

TURISMO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL