O lixo eletrônico ou tecnológico, consiste no lixo proveniente de materiais eletrônicos. Com o avanço da tecnologia esses resíduos estão se tornando cada vez mais presentes na nossa vida, porém, seu acúmulo pode causar problemas ao meio ambiente.
Alguns desses materiais eletrônicos, possuem como material de origem em seus componentes o cobre, o alumínio e metais pesados como mercúrio, cádmio, berílio e chumbo, elementos muito poluentes que podem ser absorvidos pelo solo ou pelos lençóis freáticos. Além de poluir o ambiente, o contato com esses produtos pode acarretar diversas doenças para os animais e os seres humanos.
Por isso a necessidade de se reciclar esse tipo de resíduo. Atualmente, algumas empresas que fabricam produtos eletrônicos estão apostando em ações de sustentabilidade e, portanto, oferecem locais apropriados para o descarte desses aparelhos, reciclando esses materiais, gerando outros novos produtos.
Campanhas de conscientização são necessárias para alertar a população sobre a importância da separação desses e de outros tipos de lixo com o descarte correto.
Também é possível realizar doações de aparelhos em funcionamento para entidades sociais, o que vem ajudando a diminuir esse problema. Atos simples assim, podem permitir uma redução da poluição, além de favorecer a economia.
Por: Gibson Nicácio