POLUIÇÃO AMBIENTAL E LESÕES DE PELE

👉🏽Você sabia que existe uma relação entre os poluentes ambientais e lesões de pele?

Os efeitos do ambiente sobre a pele humana são conhecidos por provocarem uma série de alterações estruturais que podem causar envelhecimento cutâneo, doenças inflamatórias e câncer.

Ainda que a radiação ultravioleta seja a principal causa dessas alterações, a poluição atmosférica tem sido reconhecida por contribuir para a ocorrência de doenças de pele.

👉🏽Como a poluição provoca lesões cutâneas?

Material particulado e os presentes na combustão de combustíveis fósseis, cigarro e outras formas de combustão, causam perturbações na barreira dérmica por meio da produção de estresse oxidativo e citocinas inflamatórias, causando doenças de pele.

👉🏽Quais alterações podemos encontrar na nossa pele devido a poluentes ambientais?

Poluentes ambientais podem causar rugas, manchas e flacidez.

👉🏽Quais doenças mais associadas com poluentes ambientais?

Dermatite atópica (doença não contagiosa, crônica, que apresenta pele seca, erupções que coçam e crostas) e alopecia androgenética (mais conhecida como calvície).

👉🏽E por que é necessário o cuidado com a pele?

Alguns estudos demonstram uma associação entre poluição atmosférica e câncer de pele. Dessa forma, temos que ter cuidado com poluentes ambientais e lesões de pele, cuidando do nosso meio ambiente e diminuindo a emissão de poluentes é uma das melhores formas de fazer isso.

Por isso, vamos preservar!

Fonte: LEITE, 2017.

Por: Júlia Ferraz e Thiago Reis
Categoria: Saúde Ambiental