AGROTÓXICOS, ALIMENTOS E NEOPLASIA

Os agrotóxicos são produtos químicos sintéticos usados para matar insetos ou plantas do ambiente urbano e rural que prejudiquem de alguma forma a produção agrícola. No Brasil, a produção agrícola e a dependência do meio rural cresce a cada ano.

Nesse contexto, os agrotóxicos surgiram com a finalidade de aumentar a produção e suprir demandas. Porém, seu uso massivo e crônico pode trazer danos ao meio ambiente e para quem consome, como, por exemplo, câncer e doenças genéticas.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer -INCA, essas substâncias químicas possuem a capacidade de alterar o DNA da célula, podendo causar o desenvolvimento de uma neoplasia, já outros tem alta capacidade de resistência biótica e abiótica, acumulando-se no corpo e causando lesções genéticas progressivas, o qual pode resultar em neoplasia.

Diante disso, o fato de o Brasil ser o maior consumidor de agrotóxico do mundo é bastante preocupante, visto os problemas os quais podem acarretar.

No meio ambiente, o agrotóxico pode contaminar o sistema hidrológico, causando uma série de danos em cadeia, pois a água da chuva escoa esses produtos e seus resíduos para locais onde não foram aplicados, o que causa grande dano ambiental.

Logo, é notória a importância do desenvolvimento agrícola o mais sustentável possível, com a utilização mínima de agrotóxicos necessários, além da proibição de substâncias muito perigosas nesses produtos.

Nesse ponto, somente a união da sociedade com os órgãos públicos poderá resultar em mudança satisfatória, seja com relação a aplicação das leis, como conscientização e educação, estimulando hábitos saudáveis e preferência pela produção de alimentos saudáveis.

Por Cláudio Noedhy e João Antônio
Categoria: Cuidado com os Agrotóxicos
Fonte: PEREIRA, 2017.