EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA INFÂNCIA

O ensino primário e a educação familiar são etapas-chave no desenvolvimento do comportamento, engajamento social e solidariedade. Na escola e na família aprendemos valores e comportamentos que nos acompanharão na idade adulta e nos definirão como cidadãos. Por isso, é importante promover o interesse dos mais jovens em preservar e proteger o meio ambiente durante essa etapa.

O objetivo de desenvolver a educação ambiental para crianças é fazer com que elas passem a cuidar da natureza como parte da vida delas, em vez de se limitarem a estudá-la. Essa prática educativa busca que as crianças desenvolvam uma mentalidade e comportamento ecológicos firme para enfrentar os atuais desafios ambientais a partir da participação e do compromisso.

A educação ambiental tem, igualmente, outros efeitos positivos para os mais jovens. A Universidade de Stanford analisou, em 2017, a forma como ela beneficia os estudantes, desde o ensino infantil até o ensino médio.

Depois de consultar mais de uma centena de estudos científicos publicados entre 1994 e 2013 por outras instituições sobre esse assunto, eles concluíram que 83 % dos estudantes melhoraram seu comportamento ecológico e 98 % ampliaram seu conhecimento em outras matérias como matemática e ciências.

A necessidade da inclusão da educação ambiental nas escolas é uma demanda da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

De acordo com a UNESCO, os quatro objetivos da educação ambiental para crianças são:

• Conscientizá-las e sensibilizá-las em relação aos problemas ambientais;
  • Fomentar o interesse em relação ao cuidado e melhoria do meio ambiente;
  • Desenvolver na infância a capacidade de aprender sobre o meio que nos cerca; e
  • Ampliar seus conhecimentos ecológicos, em assuntos como energia, paisagem, ar, água, recursos naturais e vida silvestre, dentre outros conhecimentos de todas as áreas e ciências.

A educação das novas gerações é de responsabilidade de todos, e não só dos pais. As crianças de hoje serão os governantes e líderes mundiais de amanhã e terão que lidar com grandes desafios — como o aquecimento global e a crise hídrica — e tomar decisões cruciais para a humanidade.

Por: Joyce Alencar e Carlos Ramon
Categoria: Mobilização Ambiental