VOCÊ SABE QUAL A RELAÇÃO DO SANEAMENTO BÁSICO COM AS VERMINOSES?

As verminoses são doenças provocadas por organismos do Filo Platyhelminthes e Nematoda, que popularmente são chamados de vermes. Algumas doenças famosas são provocadas por esses vermes, como o amarelão (ancilostomose), Elefantíase (Filariose), Solitária (teníase) e a Barriga d’água (esquistossomose).

O saneamento básico é o conjunto de serviços compreendidos como distribuição de água potável, coleta e tratamento de esgoto, drenagem urbana e coleta de resíduos sólidos. A ausência ou deficiência destes serviços de saneamento impactam diretamente na saúde, qualidade de vida e no desenvolvimento da sociedade como um todo.

Mas qual a relação do saneamento básico com as verminoses?

A transmissão das verminoses se dá principalmente por água e alimentos contaminados pelos vermes ou por contato ao pisar descalço em fezes contaminadas com ovos do parasita (como ocorre no caso do amarelão).

É fundamental lavar regularmente as mãos, principalmente antes das refeições e após ir ao banheiro, nunca andar descalço, lavar bem os alimentos, beber sempre água filtrada ou fervida e comer apenas carne bem passada.

E por que é necessário o cuidado com as verminoses?

As verminoses possuem diferentes formas de contágio e acometem tanto homens quanto mulheres. Normalmente se caracterizam por provocar sintomas como dores abdominais, enjoo, vômitos e diarreia. Em alguns casos, tais como na cisticercose, pode ocorrer o comprometimento cerebral.

Por: Thiago Reis e Júlia Ferraz
Fonte: NEVES, 2016.