GINCANA CULTURAL PARA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL

A dinâmica de grupos tem uma importante contribuição na aprendizagem de crianças e jovens, ela desperta a curiosidade e interesse pelo tema estudado, além de ajudar na socialização e troca de conhecimentos dos alunos.

Realizar atividades lúdicas, animadas, criativas e diferentes nas escolas pode promover a reflexão coletiva, potencializar a comunicação e incentivar o posicionamento dos alunos para ideias que fazem parte dos conteúdos abordados, exercitando o pensamento crítico das crianças.

Gincanas culturais, onde tarefas são disputadas entre grupos diversos, são um ótimo instrumento de ensino-aprendizagem e podem ser um efetivo meio de sensibilização para a pauta ambiental, acrescentar tarefas que levem os alunos a repensar suas práticas quanto ao meio ambiente, podendo fazer com que o interesse pelo tema seja despertado nos alunos.

Neste sentido, no dia 11/10, o integrante do Programa Escola Verde, Anderson Pereira, realizou na Escola Joaquim Horácio de Ribeiro, localizada em São Raimundo Nonato-PI, atividades com temática ambiental em uma gincana cultural que contou com a participação de cerca de 150 alunos do ensino fundamental.

Dentre as atividades desenvolvidas destaque para a corrida de saco e jogo de perguntas e respostas, onde questões socioambientais foram abordadas.

Por Letícia Duarte
Categoria: Mobilização Ambiental