CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL EXERCITA NOVAS TÉCNICAS E CONHECIMENTOS

Visando dar continuidade à Construção Sustentável que está sendo realizada pelo Programa Escola Verde (PEV), no Centro de Ciências Agrárias (CCA), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), foram realizadas diversas atividades durante as semanas do mês de Agosto, oportunidade em que foram utilizados materiais reciclados como garrafas Pets, caixas de leite e sacolas plásticas, que costumam ser descartados incorretamente no meio ambiente.

Foram produzidos blocos de garrafa Pet para a confecção de uma parede, entre os dias 06 e 22/08/2019. As garrafas Pets e as caixas de leite vazias foram coletadas com o auxílio de estudantes da Escola Professora Osa Santana, localizada em Petrolina-PE. Este material foi higienizado, cortado e incluído na obra. Os blocos foram amarrados, formando placas grandes que formaram a parede. Em torno de 50 estudantes participaram das ações.

Além dessa parede, eles também fizeram a iluminação da casa com as garrafas Pets.

A Construção Sustentável do CCA é um espaço para experiências de alunos e professores de Engenharia Civil, Edificações, Engenharia Elétrica, Arquitetura e demais interessados em desenvolver técnicas e procedimentos sustentáveis na construção civil. Também o experimento é uma demonstração prática de como os materiais recicláveis podem ser utilizados de diversas formas e que essa tarefa pode ser feita de maneira simples, resultando em coisas muito úteis e preservando o meio ambiente dos impactos que esses materiais podem causar se descartados incorretamente.

Participaram destas atividades os integrantes do PEV, Tarcisio Melo, Alexia Remígio, Eliomara Carmo, Izadora Gomes, Matheus Campos e as intercambistas Musye Lucen, Phicenia Zavaleta e Jocelyn Yazán.

Por Juliana Almeida

Categoria: Construção Sustentável