PARQUE ZOOBOTÂNICO E HIDRELÉTRICA DA CHESF RECEBEM VISITAS TÉCNICAS DO PEV

O Programa Escola Verde é reconhecido por promover educação ambiental qualificada por meio das visitas técnicas, oportunizando crianças e jovens conhecerem in loco as ações ambientais realizadas na região.  Com este intuito, foram mobilizados cerca de 80 alunos de duas escolas públicas do Vale do São Francisco para vistas ao Parque Zoobotânico, em Petrolina-PE e à Usina Hidrelétrica da CHESF, em Sobradinho-BA

Para auxiliar alunos e professores nas visitas, os integrantes do PEV,  Breno Costa, Iago Mota, Daniel Soares, Vinicius Cavalcante, Edmila Magalhães, Pierre Carvalho,  Pedro Henrique e Amanda Lima foram os responsáveis pelas ações.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

Conhecendo as espécies do bioma caatinga, 40 alunos da Escola Poeta Carlos Drummond de Andrade, localizada em Petrolina-PE, realizaram no dia  12.12 visita ao Parque Zoobotânico.

Acompanhados pelos instrutores locais, os estudantes conheceram mais sobre os animais da Caatinga, seus aspectos físicos e fisiológicos . A experiência prática também foi o momento para sensibilização, ressaltando sobre os perigos de extinção, ocasionados pela a caça e trafico dos animais da região.

No dia 23.11 40 estudantes da Escola Municipal Paulo VI, de Juazeiro-BA, foram até a Hidrelétrica da Chesf, em Sobradinho-BA, para saberem como é gerada a energia elétrica por meio das forças da água. Os alunos viram de perto as  turbinas, geradores, comportas, a sala de máquinas e a barragem de Sobradinho.

DEPOIMENTOS

“Participei da visita ao Parque Zoobotânico com um grupo de alunos e conhecemos alguns animais que são nativos da Caatinga e de outras regiões. Foi muito interessante porque conhecemos a vida de alguns animais que achávamos que não existia nessa região, Os alunos ficaram encantados”. Ressaltou a professora de biologia, Vera Cleide Augusta.

“Tive o prazer de passar uma tarde maravilhosa no Espaço Zoobotânica – Zoológico,  visitando os animais de nossa querida Caatinga, ressaltando que alguns estão em extinção.

Foi uma experiência incrível, ficamos radiantes, nossos alunos vibraram com diferentes espécies e novos conhecimentos”. Completou a professora,  Clicidalba Farias, da Escola Carlos Drumond de Andrade.

“Foi muito interessante, pois  pude me informar a respeito do funcionamento de  uma usina hidrelétrica.” Relatou a aluna Evellin Alanna, da Escola Municipal Paulo VI.

” Passeio bastante gratificante, onde os alunos puderam conhece o funcionamento da usina, além da valorização e preservação da água.”. Declarou a professora, Rizelda Gama, da Escola Municipal Paulo VI.
Por Beatriz Granja.