COLETA SELETIVA COMEÇA VIRAR HÁBITO EM ESCOLAS

A iniciativa de separar rejeitos por material reciclável tem mudado a rotina de pelo menos 150 estudantes de três escolas públicas em Juazeiro (BA). A mudança de hábito está sendo incentivada por integrantes do Programa Escola Verde, que desenvolveram nas escolas atividades de Coleta Seletiva com o objetivo de sensibilização e mudanças de comportamento.

A medida vem sendo estimulada pelos membros do projeto (Marta Graziela, Elton Lopes, Cláudia Regina, Marcelo Antônio, Vitória Régia, Iago Mota e Beatriz Granja) e foi promovida através de palestras, rodas de conversas, apresentação de slides, exibição de vídeos documentários, além de entrega de material informativo.

Somaram-se às atividades, processos de aprendizagem relacionados a importância da preservação do meio ambiente por meio da coleta e separação do lixo, os 5R’s e o movimento socioeconômico gerado pela temática junto a entidades cooperativas de catadores.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

Numa de suas ações mais recente, o PEV esteve no dia 14 de novembro na Escola Municipal Judite Leal Costa, onde duas turmas de 4º e 5º ano interagiram com os integrantes do Programa. Naquele dia, cerca de 40 crianças entenderam um pouco sobre seus papeis sociais para o equilíbrio do ecossistema.

No dia anterior (13.11), outros 70 alunos da Escola Municipal Ludgero de Souza Costa tiveram um encontro com a turma da Mônica através de animações. Eles aprenderam sobre coleta seletiva e a importância da sustentabilidade.

E no dia 1º de novembro, aproximadamente 40 estudantes da Escola Professora Maria de Lourdes também participaram das atividades sobre o tema. Durante as atividade de educação ambiental, os pequenos responderam à dinâmica de perguntas e respostas de forma lúdica e interativa.

Confira as imagens: