Teatro de fantoches debate questões ambientais

Alunos do Ensino Fundamental de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) aprenderam de forma lúdica como separar o lixo e destiná-lo corretamente. O Programa Escola Verde, em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), apresentaram um teatro de fantoches a cerca de 140 crianças.

A atividade teve como proposta realizar um trabalho socioeducativo e informativo sobre a coleta seletiva, direcionado aos pequenos. Desta forma, eles conhecem e multiplicam as informações para outras pessoas, sobre a separação dos resíduos sólidos segundo sua constituição ou composição e como ou onde descartá-los.

Apresentando pelos integrantes do PEV, Iago Motta, Aline Daiana, André Moraes, Izabel, Lailana Brito, Matheus Henrique e Wesley Souza, a peça cativou os estudantes que acabam participando da apresentação. Os quatro personagens da história, claro, conquistaram a simpatia das crianças, que os ajudaram simbolicamente a separarem o lixo pelas cinco cores.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

No dia 26.05 o teatro de fantoches foi levado à Escola Municipal Ariano Suassuna, em Petrolina (PE). A atividade mobilizou aproximadamente 40 alunos, sensibilizando-os sobre a importância de praticar em casa, na escola ou em qualquer lugar o tema discutido.

No dia 24.05, foram os estudantes da Escola Municipal Professor José Pereira da Silva que assistiram à peça. Lá cerca de 100 crianças responderam as perguntas dos personagens e da equipe do PEV, rindo e interagindo a cada cena dos bonecos.

Por Jacó Viana.
Veja as imagens: