Arte Ambiental mobiliza escolas de Juazeiro e Petrolina

Há como se fazer muita Arte dentro da escola, já que ela é capaz de integrar diversas disciplinas e, ao mesmo tempo, aflorar talentos. O Programa Escola Verde esteve em quatro escolas de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), mobilizando aproximadamente 200 alunos com atividades de Arte Ambiental. E como resultado, os estudantes mostraram suas veias artísticas ao transformarem o espaço escolar.
 
A partir de Oficinas de Reciclagem, desenhos, pinturas de paredes e montagem de Mural, eles trouxeram à tona questões como recursos hídricos, consumismo, acumulo de lixo nos centros urbanos, doenças infectocontagiosas, coleta seletiva e ainda promoveram a redução, reciclagem e reutilização de materiais.
 
Ações que foram coordenadas pelos integrantes do PEV, Matheus Bonfim, Carliane Silva, Flávia Medrado, Quezia Haine, Jeise Jatobá, Jéssica Fernandes, Mariana Anastacia e Junior Belarmino.
 
 
 
 
ESCOLAS ENVOLVIDAS
 
Na última sexta-feira (23.03), o PEV mobilizou 25 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Luis Cursino da Franca Cardoso, em Juazeiro. Lá os pequenos pintaram as grades da unidade e de sua área vegetal, demostrando também um sentimento de pertencimento.
 
“Gostei muito, pois a escola agora ficou mais colorida, e com a minha ajuda”, comentou o estudante Caic, de 10 anos.
 
No mesmo dia, no Colégio Estadual Hildete Lomanto, os integrantes do Projeto interagiram com 35 alunos do 6º ano. Na ocasião, fizeram um bingo ecológico com temas da natureza (água, caatinga, ONU, animais silvestres, ciclo da água, dentre outros).
 
No dia 21.03, a Escola Municipal Carlos Costa da Silva, também de Juazeiro, não ficou de fora das ações. Cerca de 70 alunos do Ensino Infantil, 2º e 3º anos participaram das pinturas e contações de histórias sobre a importância da água.
 
Um dia antes (20), a mesma escola recebeu a intervenção artística do PEV ao falar do uso racional da água e confeccionar cartazes junto a aproximadamente 50 estudantes do 4º e 5º anos do Fundamental.
 
Já em Petrolina, no mesmo dia (20.03), foi a Escola Municipal Professora Maroquinha que participou das atividades de Arte Ambiental. Os 20 alunos do Pré II se pintaram com as tintas do Projeto enquanto aprendiam conceitos de Educação Ambiental.
 
Por Jacó Viana
Confira as imagens: