Pneus são recolhidos em Juazeiro; integrante os destina a ações do PEV

Os pneus jogados a céu aberto acumulam água e lixo, são risco de dengue e agravamentos à poluição ambiental. Porém, no dia 20 de novembro, a integrante do Projeto Escola Verde, Gabriella Amaral, percorreu as ruas do centro e bairro Piranga II, em Juazeiro, coletando pneus afim de criar novas utilidades para o material.

Com o apoio do pai, o senhor João Tupina, a acadêmica recolheu aproximadamente 50 pneus, que serão usados nas futuras atividades de horta suspensa, arborização e reciclagem. Gabriella ressaltou que durante a coleta também recebeu doações de borracharias, sensibilizadas com a finalidade do Projeto.

Atualmente, segundo a Secretaria de Serviços Públicos do município, são coletados mais de 300 toneladas de lixo das ruas da cidade todos os dias. Entre esses materiais estão garrafas pet, móveis, eletrodomésticos, latas e pneus. Para este último, que demora 600 anos para se decompor na natureza, não existe política pública que o destine a um local adequado ou que promova sua reutilização.

“Parece inacreditável, mas em 2018 ainda é possível ouvir pessoas com o pensamento de que elas não precisam se preocuparem com o descarte correto dos pneus porque tem o gari para colher o lixo. Sim, existe gari para coletar o lixo, mas admirável mesmo seria ver as ruas limpas porque as pessoas têm educação e não por ter passado alguém recolhendo isso”, observa a aluna.

 

Por Jacó Viana

Confira as imagens: