Animais ameaçados preocupam alunos em vista técnica

O Centro de Manejo da Fauna da Caatinga (Cemafauna), em Petrolina (PE), recebeu Visitas Técnicas de aproximadamente 230 alunos mobilizados pelo Programa Escola Verde (PEV), com objetivo de instigar neles a responsabilidade socioambiental, sensibilizando-os para a preservação e o papel dos animais nativos da região. A ação contou com o apoio de professores e da direção das três escolas.

Entre palestras, exibição de vídeos e afloramento de debates, os estudantes tiveram também a oportunidade de manusear uma serpente viva e entender porque esse e outros bichos – aparentemente perigosos – são tão importantes para o ecossistema. Durante a visita, eles tomaram conhecimento ainda das ameaças à existência de espécies únicas da Caatinga.

As visitas foram coordenadas pelos integrantes do Programa Escola Verde, Lailana Brito, Carliane Silva e Matheus Henrique.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

Nesta sexta-feira (25.05), o passeio foi realizado por 33 alunos da Escola Municipal Guiomar Lustosa Rodrigues, do bairro Quide, em Juazeiro.

O professor Nilson, que acompanhou os adolescentes na viagem, disse acreditar que a atividade é uma importante ferramenta de construção do conhecimento. “É uma experiência de muita relevância […] conhecer a fauna da nossa Caatinga”, argumentou.

Nos dias 15 e 16.05, o Cemafauna recepcionou estudantes dos 2º e 3º anos da Escola Municipal Ariano Suassuna, no bairro Cohab VI. Os 170 educandos tiveram acesso ao Museu da Fauna da Caatinga e se monstraram surpresos com a diversidade do bioma.

No dia 10.05, foi a vez de aproximadamente 30 alunos da Escola Professor Humberto Soares, da Cohab V, participar das atividades. Os adolescente do 8º ano interagiram com a palestra ministrada pelo estagiário do Cema e também visitaram o museu, onde tiraram dúvidas sobre a extinção da fauna local.

Por Jacó Viana
Confira as imagens: