PEV organiza limpeza simbólica do Rio São Francisco

O Programa Escola Verde realizou nesta quarta-feira (31) uma ação preliminar de inspeção e limpeza de uma área do Rio São Francisco. A ação, que contou com a ajuda do Corpo dos Bombeiros de Petrolina (PE) e Unimed, retirou sacos de sujeiras das águas e margens do rio, que é o mais importante do Nordeste.

O trabalho de retirada simbólica do lixo teve a participação do coordenador de pesquisas e extensão do Programa Escola Verde, Celso Franca; dos bombeiros ten. Almery Ouriques e sgt. Gean Pereira; e de Glaucianne Vieira, assessora jurídica da Unimed Vale do São Francisco, que passou a ser apoiadora das iniciativas do PEV. Os educadores ambientais retiraram o lixo produzido por banhistas e também por pescadores da região.

A atividade se concentrou nas margens do São Francisco e em baixo da Ponte Presidente Dutra, que liga Petrolina à Juazeiro (BA) e dentre os itens retirados estavam peças de roupas, garrafas, latas e até madeira com prego. Tudo isso só em um ponto que deveria ser de lazer para banhistas e turistas das duas cidades.

“Um rio bonito, cheio de simbolismos e tão importante, mas que não recebe os cuidados que merece, amigo. A gente que se utiliza dele para beber, banhar, comer e trabalhar, não deveria deixar cair uma latinha se quer, quanto mais outros tipos de lixo”, diz Celso Franca, que também é sociólogo.

As atividades realizadas nesta quarta foram uma prévia das ações que deverão ocorrer no próximo dia 22 de março, Dia Mundial da Água. “O PEV vai reunir colaboradores, alunos e professores de escolas públicas, o Corpo de Bombeiros e mergulhadores da Unimed para denunciar toda a lixaria das orlas de Petrolina e Juazeiro, e ajudar na limpeza destes logradouro”, defendeu.

A limpeza do rio é uma das ações socioambientais promovidas pelo PEV na região. Além dela, são desenvolvidas atividades de arborização, hortas agroecológicas, preservação de plantas e animais nativos, promoção de energias renováveis, saúde ambiental, sensibilização contra o uso de agrotóxicos, visitas técnico-científicas, dentre outras.

Por Jacó Viana
Confira as imagens: