Gravidez precoce é discutida por estudantes de 9º ano

Em Petrolina (PE), estudantes da Escola Estadual Joaquim André Cavalcanti, no bairro José e Maria, participaram no último dia 09/11 das atividades promovidas pelo Programa Escola Verde que buscaram alertar a garotada sobre as consequências da gravidez indesejada e precoce e o perigo  das doenças sexualmente transmissíveis (DST’s). 
 
Derrubando tabus, as integrantes do PEV, Mariana Macario e Geissica Lima, interagiram com os 35 alunos de 9º ano do Ensino Fundamental, através de palestras, debates, exibição de vídeos educativos e tirada de dúvidas. 
 
De acordo com dados do Ministério da Saúde, apresentados em maio deste ano, a quantidade de adolescentes grávidas no Brasil caiu 17% entre 2004 e 2015. Para o Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (Dapes) da pasta, alguns fatores que podem explicar a redução é o maior acesso a métodos contraceptivos, programas sociais com objetivos de promover a gravidez consciente e o aumento de informações obtidos pelos pais e jovens. 
 
Atividades de sensibilização como a do PEV vêm para ajudar no acesso a essas informações. Como ressalta a estudante Larissa Santos: “Gostei muito da palestra. Esclareceu minhas dúvidas”, disse.
 
Por Jacó Viana
Confira as imagens: