Higiene ambiental nas escolas

Integrantes do Programa Escola Verde e do Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar estiveram desenvolvendo atividades de mobilização em defesa da higiene ambiental e combate ao mosquito Aedes aegypti em quatro escolas públicas do Vale do São Francisco. Cerca de 250 pessoas participaram das ações.

As atividades consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes, distribuição de material informativo sobre o tema, além de atividades práticas de busca ativa de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti na área interna das escolas.

Parte das ações ocorreram em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Univasf.

ESCOLAS MOBILIZADAS

No dia 14/06/2016 a equipe do PEV esteve desenvolvendo ações sobre os cuidados com o meio ambiente e seus impactos para a saúde junto aproximadamente 70 alunos e professores do 9º Ano da Escola Moyses Barbosa, localizada em Petrolina-PE.

Também no dia 14/06 o PEV esteve mobilizando cerca de 70 alunos e professores da Escola Jacob Ferreira (Petrolina) para reflexão sobre a importância da higiene ambiental na escola, nas residência e na comunidade onde moramos. Na ocasião foram realizada busca por focos do mosquito Aedes aegypti.

Dia 08/06 foi a vez da Escola Antonilio de França Carsoso, localizada em Juazeiro-BA, receber a visita do PEV para debater os perigos e problemas decorrentes da poluição ambiental, e a importância da manutenção de ambientes limpos e higienizados. Cerca de 70 pessoas participaram das ações.

Na opinião da Profa Soraia Silva, a atividade “sobre a poluição ambiental contribui bastante para o aprendizado das crianças. O material trazido foi simples e objetivo, acredito até pela questão do visual deu pra eles adquirirem e acrescentar algum conhecimento”, observou.

Outra instituição visitada, no dia 31/05,  para promoção da higiene ambiental foi a Escola Pe Luiz Cassiano, localizada em Petrolina, oportunidade em que os presentes realizaram uma busca atividade por possíveis focos do mosquito Aedes.

Confira algumas imagens: