Combate ao Aedes aegypti e saúde ambiental nas escolas

Aproximadamente 100 alunos e professores de três escolas públicas do Vale do São Francisco foram mobilizados pelo Programa Escola Verde para combate ao mosquito Aedes aegypti e cuidados com a higiene do meio ambiente.

As atividades consistiram e exibição de vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes e distribuição de material informativo sobre o tema, além de atividade prática de busca ativa de foco do mosquito na área interna da escola e recolhimento de dejetos com potencial de acumular água e possibilitar a reprodução do inseto transmissor da Dengue, Chicugunha e do Zica virus.

Participaram das ações integrantes do Programa Escola Verde e do Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar, em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Univasf.

ESCOLAS MOBILIZADAS

No dia 19/05/2016 a equipe de Saúde Ambiental do PEV esteve realizando atividade de sensibilização sobre os cuidados com a higiene ambiental e o combate ao mosquito Aedes aegypti, na Escola João Barracão, localizada em Petrolina-PE. Na oportunidade cerca de 30 estudante da EJA participaram das ações.

De acordo com a opinião da estudante Alessandra Silva, a atividade “foi muito proveitosa, sobre o que a gente ouviu aqui hoje, para que a gente possa sempre reforçar mais”, defendeu.

Dia 18/05 foi a vez da Escola Pedro Raimundo Rodrigues Rêgo, localizada em Juazeiro-BA, receber a visita do PEV para atividade de sensibilização quanto aos perigos do mosquito. Em torno de 40 alunos e professores do 7º e 8º Anos participaram das atividades.

Para o estudante Gabriel Oliveira (15 anos), as atividades “trouxeram muitas explicações sobre os cuidados com o mosquito da dengue e que também transmite outras doenças, e a importância de manter o ambiente limpo para mim e para meus vizinhos”, observou satisfeita.

Também no dia 13/05 o PEV esteve desenvolvendo ações junto a Escola Paes Barreto (Petrolina), com cerca de 30 alunos e professores do 6º Ano, sobre a temática.

Conforme declarou o estudante Matheus Santos, “esse é um conhecimento a mais para ser aplicado na nossa cidade, é bom para a vida do planeta”, argumentou.

Confira algumas imagens: