300 alunos e professores sensibilizados sobre Saúde Ambiental

Prevenção de doenças infectocontagiosas, cuidados com o mosquito Aedes Aegypti e com os agrotóxicos, higiene do corpo e do meio ambiente, foram alguns dos temas trabalhados pela equipe do Programa Escola Verde em cinco escolas públicas da região do Vale do São Francisco. Em torno de 300 alunos, professores e gestores foram sensibilizados com as atividades.

As ações consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes e distribuição de material informativo sobre os temas. Participaram das ações os integrantes do PEV, Ângelo Sena, Neemias Silva, Alanna Coelho, Elisio Leles e Javã Felipe, além da aluna do Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar, Raquel França.

Parte das atividade ocorreu com a parceria do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Univasf.

Escola mobilizadas

No dia 17/03/2016 a equipe de Saúde Ambiental do PEV esteve desenvolvendo ações no Colégio Rotary Clube, localizado em Juazeiro-BA, oportunidade em que cerca de 50 professores e alunos do 7º ao 9º Anos foram sensibilizados para os cuidados com as doenças infectoparasitárias, os perigos das diversas formas de poluição e a necessidade da higiene do corpo e do meio ambiente.

Outra instituição mobilizada pelo PEV foi a Escola São Domingos Sávio, localizada em Petrolina-PE, no dia 15/03. Aproximadamente 80 alunos e professores do 4º ao 5º Ano do Ensino Fundamental foram sensibilizados sobre os perigos do mosquito Aedes Aegypti, formas de combate e principais doenças, como Dengue, Chicungunha e o Zica virus.

Para a estudante Mariane Santos (9 anos), foi “muito bom saber que eu posso acabar com a Dengue. Eu não sabia que nas plantas os mosquito também nasciam”, explicou.

Já o aluno João Hélio (11 anos), afirmou que a partir de agora “tenho de tomar cuidado com o lixo que as pessoas jogam na rua. Agora quando eu ver alguém fazendo isso vou brigar”, defendeu entusiasmado.
Dia 14/03 o PEV esteve sensibilizando aproximadamente 100 alunos e professores da Escola Nossa Senhora das Grotas, localizada em Juazeiro-BA, sobretudo sobre os perigos e os cuidados de combate e prevenção das doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti.

De acordo com a aluna Julia Novaes (6 anos), o que ela aprendeu com a atividade vai levar pra casa também. “Vou falar com minha mãe para tirar água das plantinhas da minha casa, não quero ficar doente”, garantiu.

Na opinião do aluno Pedro Lucas (8 anos) o importante é fazer o combate ao mosquito por toda vizinhança de sua casa. “Eu gostei da atividade, agora vou poder falar com as pessoas da minha rua para tirar água parada”, comentou.

Para a Professora Maria da Silva, “O Projeto Escola Verde está realizando um trabalho excelente de conscientização, fortalecendo nosso trabalho diário e incentivando nossas crianças ao combate do mosquito. Sinto que hoje cada criança aqui presente pôde perceber a importância da prevenção da doença e espero que elas possam repassar para seus familiares e todos juntos combater o Aedes aegypti”, defendeu.
Também foram desenvolvidas ações de Saúde Ambiental na Escola Antonilia de França Cardoso, localizada em Juazeiro, no dia 11/03, ocasião em que cerca de 30 alunos e professores do 6º Ano puderam refletir sobre os cuidados e importância da saúde do corpo e do meio ambiente no combate às doenças infectoparasitárias.

Os perigos dos agrotóxicos no manuseio da agricultura da região, bem como no consumo de alimentos contaminados, foram destaque das atividades realizada na Escola Adelina Almeida, localizada em Petrolina, no dia 10/03; oportunidade em que aproximadamente 50 alunos e professores participaram de forma entusiástica das ações.

Confira algumas imagens: