Visitas técnicas sensibilizam alunos e professores

“As árvores da Caatinga parecem mortas, mas estão hibernando para desabrocharem no período de chuva”
“O Rio São Francisco precisa de cuidados, como a recomposição dos peixes ameaçados de extinção”

Conhecer o importante trabalho de preservação ambiental desenvolvido por instituições de pesquisa da região do Vale do São Francisco e integrar este conhecimento com os conteúdos trabalhados em Sala de Aula, foram os objetivos centrais das Visitas Técnicas realizadas por duas escolas públicas mobilizadas pelo PEV. Aproximadamente 80 professores e alunos foram mobilizados e sensibilizados diretamente com as ações.

As visitas técnicas ocorreram à Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), localizada na comunidade do Bebedouro, em Petrolina-PE; e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – Semiárido, também localizada neste município.

As atividades foram desenvolvidas pelos integrantes do PEV, Elísio Leles, Ana Carla, Carla Michelle, Dulcinéia Neri, Uana Paes, Neemias Silva, além de integrantes do Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar.

Escolas visitantes

No dia 30/11/2015 cerca de 40 alunos e professores dos Cursos de Agropecuária e Agricultura, do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP), localizado em Juazeiro-BA, visitaram a Codevasf.

Na oportunidade os visitantes participaram de palestras e conheceram de perto o processo de reprodução de peixes para povoamento do Rio São Francisco, o arrasto dos cardumes, a seleção dos machos e fêmeas, a desova, a aplicação de hormônios e a separação nos tanques.

De acordo com o aluno Gilson Santos, “gostei muito, principalmente a parte do repovoamento no Rio São Francisco. Acho o trabalho fundamental, com pouco recursos eles fazem um trabalho excepcional”, argumentou.

Dia 24/11 foi a vez de cerca de 40 alunos e professores do 8º ao 3º ano do Ensino Médio, da Escola Eduardo Coelho, localizada em Petrolina-PE, realizarem visita técnica à Embrapa.

Na opinião da Prof.ª Gilmara Silva, “as visitas são um meio de sair da mesmice da sala de aula, além de despertar os alunos para novos horizontes”, defendeu.

Confira algumas imagens: