Arte ambiental, reciclagem e adesivagem sensibilizam alunos e professores

A equipe do Projeto Escola Verde esteve mobilizando em torno de 250 alunos, professores e gestores para realização de atividades de educação ambiental em cinco escolas públicas da região do Vale do São Francisco.

As ações consistiram em exibição de videos, palestras, debates, adesivagem de escola sobre temas ambientais e oficinas de reciclagem e arte ambiental.

Participaram das atividades os integrantes do PEV, Juliana Linhares, Rafael Santos e Giovânia Sá.

Escolas mobilizadas

Neste sábado, dia 07/11/2015, a equipe do PEV esteve mobilizando alunos a Escola Antonilio da França Cardoso, localizada em Juazeiro-BA, para atividade de reciclagem junto às turmas do 5º ano, oportunidade em que já foram definidas ações para recolhimento de materiais para Oficina a ser realizada em breve na escola.

Na opinião do aluno, Italo Santos (11 anos), as ações “foram muito importante porque a gente aprendeu que toda a natureza é importante pra nossa vida, que a gente tem que cuidar. Se a gente continuar jogando lixo na rua ou no rio, a natureza vai acabar e não vai ter mais ar pra gente respirar. E o lixo pode trazer um monte de doença”.

No dia 05/11 a Escola Jornalista João Ferreira Gomes, localizada em Petrolina-PE, recebeu a visita do PEV, oportunidade em que alunos e professores do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio foram mobilizados para a realização da adesivagem. Mensagem sobre economia de energia, água e outros recursos, cuidados com o lixo e com a higiene da escola, foram alguns dos temas das mensagem agora afixada em vários locais estratégicos da escola.

Já no dia 04/11 foi a vez da Escola Clementino Coelho (Petrolina) também receber a visita da equipe do PEV. Na oportunidade cerca de 80 alunos e professores do Ensino Médio se reuniram para debater questões como reciclagem, coleta seletiva e reutilização de materiais, bem como para realização de Oficina de arte ambiental usando materiais recicláveis e muita criatividade.

De acordo com Humberto Silva (15 anos) “Foi muito legal e importante. Eu gosto muito de conversar sobre isso com meu pai. As pessoas não se preocupam em economizar e em reduzir os impactos ambientais. Não pensam que tudo que elas fazem podem prejudicar o meio ambiente” defendeu.

Dia 05/11 o PEV também esteve movimentando a Escola Ludgero Souza Costa, localizada em Juazeiro-BA, ocasião em que alunos e professores do 5º ano debateram o tema da reciclagem

Para Beatriz Souza (11 anos),a atividade foi muito importante “porque a gente precisa preservar o meio ambiente e nem sempre faz isso. Tem muitas pessoas que gastam a água, não cuidam do rio e jogam lixo na rua”, argumentou.

Outra escola mobilizada foi a Gercino Coelho (Petrolina), oportunidade em que foram tratados temas como a necessidade de mudança nas atitudes para a preservação do meio ambiente e reciclagem usando a criatividade e a arte ambiental.

Conforme explicou a Prof.ª Vanusa Santos, “hoje os alunos puderam conhecer melhor o uso dos cinco R’s: reduzir o consumo e descarte; reutilizar materiais, aumentando a vida útil do produto; recusar os produtos que agridem a saúde e o meio; repensar os hábitos e atitudes e reciclar sempre”, observou.

Confira algumas imagens: