USO SEM CRITÉRIOS DE AGROTÓXICO É DISCUTIDO PELO PEV

O Vale do São Francisco, no Nordeste brasileiro, por ser um polo de fruticultura e agronegócios, faz uso de defensivos agrícolas em grande escala. Por isso torna-se necessário que se discuta com mais frequência os riscos que o uso dos agrotóxicos trazem para quem trabalha na área e pra quem consome os alimentos, além dos prejuízos ao meio ambiente.

Muitas pessoas ainda desconhecem os perigos destes produtos e por isso o Programa Escola Verde (PEV) vem realizando atividades de sensibilização em algumas comunidades da região, buscando alertar tanto para a importância da diminuição do uso desses materiais tóxicos, quanto para mostrar a necessidade do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para quem trabalha na área.

As palestras foram realizadas em duas escolas públicas, impactando cerca de 100 pessoas e consistiram em exibição de vídeos, discussões e debates acerca do uso dessas substâncias nos alimentos, seus riscos a saúde e algumas soluções para diminuir os perigos.

As atividades foram muito interativas, o que resultou na empolgação dos alunos que participaram, o qual fizeram várias perguntas, sendo que muitos se identificaram com o tema por ter pais ou parentes que trabalham na agricultura local.

Participaram da ação os integrantes do PEV, Thais Santos, Elisio Costa, Valdemar Júnior, Clayton Amorim, Anderson Pereira e Maria Correia.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

No dia 10/10/19 as atividades aconteceram na Escola Irmã Maria Eurídice Dourado, em Petrolina-PE, com a participação de 45 alunos e professores.

Já no dia 29/09 a instituição movimentada foi o U. E. em Tempo Integral Joaquim Horácio de Ribeiro, em São Raimundo Nonato-PI, onde foi debatido o assunto com 45 estudantes do ensino fundamental.

Por Paloma Cristina
Categoria: Cuidados com os Agrotóxicos.