Saúde Ambiental debate gravidez na adolescência

Aproximadamente 200 estudantes de três escolas públicas de Juazeiro (BA) foram sensibilizados sobre gravidez na adolescência e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Com mostras de vídeos, entregas de panfletos e abordando métodos de prevenção, cuidados e questões sociais, a temática de Saúde Ambiental foi amplamente debatida com alunos.

O objetivo central das atividades é demonstrar a importância das informações, para os cuidados com os problemas de saúde, familiares e sociais decorrentes de uma gravidez indesejada de uma adolescente. Alertar para o meio ambiente social de risco e vulnerabilidade que estes jovens estão vivendo. Demonstrando também que é necessário criar um ambiente educativo de prevenção.

As ações foram desenvolvidas por Ana Hulle, Ariel Falcão e Irani Matny, integrantes do Programa Escola Verde.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

No dia 09.08, em torno de 70 alunos da Escola de Ensino Médio Argemiro José da Cruz foram alertados sobre os perigos e as consequências de uma gravidez indesejável. Com o corpo da adolescente ainda em processo de mudanças físicas e hormonais, uma gestação precoce pode provocar graves problemas de saúde.

“Excelente. Com linguagem super acessível e de fácil compreensão, permite que o alunado se identifique e interaja bastante. Parabéns e muito obrigada”, comentou a Professora Emilene.

Já na Escola Municipal Professora Dinorah Albernaz Mello da Silva, a atividade ocorreu no dia 07.08. Cerca de 70 alunos do Ensino Médio debateram sobre o tema e tiraram dúvidas.

Também no dia 1.08, aproximadamente 60 estudantes da Escola Estadual Cecílio Mattos puderam compreender mais sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Os métodos e tratamentos que podem variar da prática do sexo seguro até medicamentos para evitar a disseminação das doenças, estiveram em discussão.