VOLUNTÁRIOS RETIRAM 200KG DE LIXO DO RIO SÃO FRANCISCO

Mais de 300 voluntários participaram de um mutirão organizado pelo Programa Escola Verde, para limpeza, peixamento e abraço simbólico do Rio São Francisco, em Petrolina (PE), nesta quinta-feira (22). As atividades comemoraram o Dia Mundial da Água e foi uma das maiores ações socioambientais do PEV, em espaço público e aberto, desde sua fundação em 2011.

Enquanto o Corpo de Bombeiros retirava dejetos do fundo do rio, com sua equipe de mergulhadores, estudantes e professores faziam a coleta de lixo das margens. Em três horas de ações ambientais foram retirados mais de 30 sacos de vidro, plástico, papel e sucata, totalizando cerca de 200 kg de lixo.

Depois, os presentes fizeram a soltura de 5 mil alevinos, das espécies Pacamã, Piau e Curimatã. Para encerrar o evento com chave de ouro, fizeram um emocionante abraço simbólico no Rio São Francisco, seguido de uma salva de palmas e gritos de guerra. Um dos organizadores da mobilização, o coordenador de Pesquisa e Extensão do PEV, Celso Franca, lembrou que a grande adesão dos alunos se deve às atividades diárias que o programa realiza nas escolas. “Quando eles souberam da limpeza em comemoração ao Dia Mundial da Água, imediatamente foram colaborativos. Eles estão em busca de um rio mais limpo e um meio ambiente mais saudável a todos, gente, plantas e animais”, concluiu.

As ações ocorreram em parceria com a Joalina, Codevasf, Compesa, Corpo de Bombeiros, Unimed e escolas públicas de ensino fundamental, médio e superior da região.

Por Jacó Viana

Confira as imagens: