Ações de Saúde Ambiental sensibilizam alunos e professores

Diferentes atividades de saúde ambiental desenvolvidas pelo Programa Escola Verde, tais como “Plantas Medicinais”, “Sexualidade, DST/Aids e Gravidez na adolescência” e “Higiene Ambiental”, mobilizaram aproximadamente 350 alunos, professores e gestores em duas escolas públicas do Vale do São Francisco.

As ações consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes e distribuição de material informativo, além de atividades práticas de Busca Ativa por focos do inseto Aedes Aegypti, causador da Dengue, Chicungunha e transmitir o Zica virus.

Participaram das atividades os integrantes do PEV, Giovanni Goulart, Fernanda Torres, Vanessa Sena, Gabriela Rocha, Neemias Silva, Raylane Nayara, em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Univasf.

PLANTAS MEDICINAIS

Nesta quinta-feira (01/09/2016) a equipe do PEV esteve desenvolvendo ações de sensibilização sobre a importância e cuidados com as Plantas Medicinais, com destaque para o uso frequente das plantas da Caatinga na cultura popular, junto a cerca de 40 alunos e professores do 8º Ano do Colégio Rotary Clube, localizado em Juazeiro-BA.

SEXUALIDADE, DST/AIDS E GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Na quarta-feira (31/08) a equipe de Saúde Ambiental realizou ações para sensibilização sobre os problemas decorrentes da sexualidade irresponsável e prematura dos jovens, as Doenças Sexualmente Transmitidas e a gravidez indesejada, na Escola Humberto Soares, localizada em Petrolina-PE.

Em torno de 180 alunos e professores do 1º ao 3º Anos do Ensino Médio do turno da tarde foram impactados diretamente com as ações.

HIGIENE AMBIENTAL

No dia 24/08, na mesma escola, cerca de 120 estudantes e professores das três turmas do 1º Ano do turno da manhã, participaram de atividades de sensibilização quanto a importância e necessidade dos cuidados com a higiene do meio ambiente como forma de prevenir doenças, sobretudo as infecto-parasitárias, com destaque para a Dengue, a Chicungunha e a Microcefalia, causadas pelo mosquito Aedes Aegypti.

Após as ações de sensibilização os participantes realizaram uma Busca Ativa na área interna da escola de possíveis focos, ou dejetos, que potencializam o risco de reprodução do mosquito.

Confira algumas imagens: