Apresentação

O Movimento Escola Verde (MEV) nasceu da necessidade de expandir a experiência do Projeto Escola Verde (PEV) para outras cidades e regiões do Brasil e do mundo.

Inúmeros telefonemas, emails e correspondências solicitando orientações e permissão para replicar o PEV em várias cidades e regiões e Brasil, e até mesmo no exterior, fomentaram a constituição dos princípios que norteiam o Movimento Escola Verde.

São 3 princípios:

• Impessoalidade,
  • Institucionalidade e
  • Mobilização social a partir das problemáticas socioambientais enfrentadas pelos professores, gestores e estudantes, bem como a partir da mobilização das comunidades do entorno das escolas.

A impessoalidade significa a manutenção e desenvolvimento do Projeto como um ente coletivo, dialogal e colaborativo. Significa também que o Projeto não poderá ser utilizado para interesses pessoais, financeiros ou políticos partidários.

A institucionalidade representa o vínculo necessário com as instituições de ensino e de educação, em quaisquer dos níveis e modalidades.

Já a mobilização social consiste em se tomar a comunidade escolar, formada por estudantes, professores, funcionários e gestores, como atores sociais mobilizadores e multiplicadores das ações de Educação Ambiental junto às famílias e comunidades do entorno da escola.

Ao preencher e concordar com tais princípios do Projeto Escola Verde, seu nome será analisado pela Coordenação do Projeto e, caso sua proposta seja aceita, você terá acesso a documentos, materiais e orientações para desenvolvimento do Projeto Escola Verde em sua Região.

Atenção Professores, estudantes, funcionários e gestores escolares: associem-se ao Movimento Escola Verde. Aderindo ao Movimento Escola Verde e pondo em prática suas estratégias e metodologias de pesquisa e de ações você estará colaborando com a promoção da Educação Ambiental e a construção de um mundo melhor, dentro de um processo de mobilização nacional.

Veja o vídeo: aderindo ao movimento Escola Verde