AGROTÓXICO É DISCUTIDO EM ATIVIDADE COM COMUNIDADE

Agricultores costumam usar agrotóxicos para garantir a produtividade de suas lavouras, evitando pragas e doenças. Entretanto, o uso indevido destes produtos químicos pode trazer uma gama de problemas para o meio ambiente e a saúde dos trabalhadores e da população que consome estes produtos.

Os agrotóxicos são usados geralmente de forma excessiva e incorreta, sem o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) podendo causar intoxicações e danos ao meio ambiente, tornando-se um problema de saúde pública que pode afetar a população exposta ao consumo de alimentos contaminados.

Realizar campanhas em escolas, espaços públicos e meios de comunicação para sensibilização de pessoas para esse tema pode diminuir os riscos e prejuízos causados pelo uso excessivo de defensivos agrícolas.

Pensando nisso, no dia 13/12/2019, integrantes do Programa Escola Verde (PEV) realizaram uma oficina sobre agrotóxicos e seus efeitos sobre a saúde, na Comunidade Assentamento Terra da Liberdade, localizada na área rural de Petrolina (PE). A atividade foi ministrada pelos integrantes do PEV, Sr. Elísio Costa, e o professor de Engenharia Agrícola e Ambiental, Antônio Filho.

Participaram da atividade cerca de 20 pessoas, entre professores, membros da comunidade e o integrante do PEV Clayton Amorim.

Por Letícia Duarte
Categoria: Cuidado com os Agrotóxicos