ARTE E MEIO AMBIENTE

A arte tem grande potencial para educar e informar à comunidade sobre os problemas relacionados ao convívio harmonioso e preservação do meio ambiente, além de mobilizar, através de fatores emocionais, a população para práticas de educação ambiental em suas ações cotidianas.


O Programa Escola Verde (PEV) sabendo como a arte é um forte agente disseminador de ideias e comportamentos sociais, desenvolveu no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Vale do São Francisco (IF-Sertão), em Petrolina-PE, ações artísticas com a temática bioma da Caatinga, mobilizando cerca de 35 pessoas.


As ações foram desenvolvidas pelo integrante do PEV, Ricardo Castro, em parceria com a Professora Clarisse Campelo e outros estudantes do curso de Artes Visuais, da Universidade Federal do Vale do São Francisco. As intervenções artísticas ocorreram junto ao prédio de musica da instituição, nos dias 29/10 e 04/11/19. No primeiro dia ocorreu reunião para dialogar a respeito do tema a ser trabalhado, onde forma citadas algumas referência de obras de pinturas rupestres da Serra da Capivara, entre outros elementos do bioma Caatinga, como a vegetação e os animais, fazendo alusão à movimentos de dança, para práticas artistas e docentes.


No outro dia foram iniciados os trabalhos de pintura artística sobre temas ambientais junto ao prédio, sendo finalizada a primeira etapa da ação. Os envolvidos foram muito bem recepcionados. Tanto pela professora responsável. quanto pelos estudantes da instituição que chegaram a dialogar com alguns dos participantes.


Por Paloma  Cristina
Categoria: Arte Ambiental.