OFICINA DE PLANTAS MEDICINAIS

Ocorreu no dia 22/10/19 uma oficina com a temática “Plantas Medicinais da Caatinga”, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento realizado pelo Sesc/Petrolina contou com a colaboração do Programa Escola Verde (PEV) na oferta desta Oficina que mobilizou aproximadamente 40 pessoas, entre alunos e oficineiros.

A oficina consistiu na apresentação do assunto com o auxílio de slides, também aconteceu uma amostragem de exsicatas de plantas medicinais. Já em outra ocasião foi servido chás quentes e gelados, e balinhas de gengibre, feitos com Plantas Medicinais da região, servidos para os participantes.

A ação contou com momentos de descontração, com jogos sensoriais, onde os alunos tinham que adivinhar de olhos vendados algumas ervas, somente com o uso do olfato. Na finalização da oficina houve um tempo simbólico em que foi disponibilizado aos alunos sacos que continham folhas de capim santo e sementes de mucunã, oportunidade em que foram explicados alguns de seus benefícios a saúde física e mental.

Os professores presentes ficaram extremamente satisfeitos com a oficina e com a participação ativa dos alunos presentes que tiraram dúvidas e deram seus depoimentos de experiências que já tiveram com o uso de chás.

Participaram da ação os integrantes do PEV, Aline Bezerra, Kezia Nunes, Edmário Neres, Thais Santos, Brunara Evely, Luiz Gustavo e Valéria Varandas.

Por Paloma Cristina
Categoria: Plantas Medicinais.