COLETA SELETIVA: INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM E PRÁTICAS AMBIENTAIS

Coleta seletiva é um importante instrumento para reduzir os impactos ambientais gerados pelo consumo, desde os eletrônicos e os plásticos residenciais, até os químicos e industriais que costumam não receber o descarte correto.

Na perspectiva de mudanças comportamentais em direção das práticas de coleta seletiva no cotidiano das pessoas, o Programa Escola Verde (PEV) realizou no dia 04/10/19, atividades em duas escolas do Vale do São Francisco, mobilizando aproximadamente 90 pessoas, entre alunos e professores.

As atividades consistiram na apresentação do tema com o auxílio de slides, vídeos ilustrativos e didáticos, e entrega de panfletos informativos sobre o assunto; além de ações práticas envolvendo a participação direta dos alunos na identificação dos tipos de resíduos e sua destinação correta de acordo com as cores de seus respectivos tambores .

Os alunos ficaram encantados com as possibilidades que a reutilização dos rejeitos sólidos pode trazer para a vida deles.

Participaram da ação os integrantes do PEV, Matheus Campos, Luiz Gustavo, Valdeuza Rodrigues, Weyde Estefany, Patrícia Danielle, Jessica Valéria e Bianca Silva.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

Uma das instituições movimentadas foi o CMEI Maria Tereza Brennand Coelho, em Petrolina-PE, ocasião em que cerca de 30 crianças do pré I foram impactadas. As ações foram divididas em duas etapas, sendo a primeira de sensibilização em que foi introduzido o tema coleta seletiva e outra parte com práticas com a realização de jogos com a temática.

Outra instituição que recebeu a equipe de coleta seletiva do PEV foi a Escola Nossa Senhora das Grotas, localizada em Juazeiro-BA, onde for realizada palestra de forma lúdica, buscando a participação dos alunos durante todo o processo, bem como ações práticas com o exercício do descarte de diversos materiais, como metais, plásticos no tambor correto.

“Estive presente durante toda a atividade de hoje, um trabalho muito bonito, com extrema ludicidade que com certeza contribuiu muito para a aprendizagem dos nossos alunos”, comentou a professora, Luzinete Alves.

Por Paloma Cristina
Categoria: Coleta Seletiva.