ATIVIDADES DE ARBORIZAÇÃO NO VALE DO SÃO FRANCISCO

As áreas verdes nas escolas atuam diretamente no bem-estar e conforto dos Estudantes, impactando também o processo ensino-aprendizagem, ao tempo em que lhes proporcionam uma melhor qualidade de vida, sensibilizando todos para conservação e valorização do bioma Caatinga.

Buscando desmistificar, mostrar sua beleza, biodiversidade e importância, o Programa Escola Verde (PEV) realizou no final de setembro e início de outubro três atividades de Arborização em instituições de ensino do Vale do São Francisco, impactando aproximadamente 50 pessoas.

As ações consistiram em duas etapas, sendo a primeira teórica, onde ocorreu palestras, debates e entrega de materiais informativos sobre as características e necessidade de reflorestamento da Caatinga.  Na segunda etapa ocorreu a prática com a apresentação das espécies, preparação do terreno e o plantio de mudas nativas, como Umburana e Angico.

Participaram da ação os integrantes do PEV, Mávani Lima, Clayton Amorim, Catarina Morbeck, Thays Santos, Carlos Fernando, Paulo Miguel, Eliomara Carmo e a professora Silú Caldeira

INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS

No dia 02/10/19 a mobilização aconteceu na Semana Universitária da UPE (Universidade de Pernambuco), em Petrolina-PE e contou com a participação de 30 alunos, com a Oficina e plantação de mudas e uma visita ao viveiro da UPE.

Já no dia 26/09 foi a vez da arborização ocorrer na Residência Estudantil da UNIVASF (Universidade Federal do Vale do São Francisco), no CCA (Centro de Ciências Agrárias), em Petrolina-PE, onde foram transplantadas espécies da Caatinga com o auxílio de residentes.

Dona Jovita, avó de uma das residentes, que estava no local para uma visita a neta, também ajudou na plantação de alguma mudas e comentou estar muito feliz com a existência do PEV, ressaltou a sua importância e que gostou muito da oportunidade, dado que ela ama plantas e está gostando muito da região.

Ainda no dia 26/09 aconteceu uma atividade de arborização no Colégio da Polícia Militar, em Juazeiro-BA, com a ajuda de 10 alunos.

Por Paloma Cristina
Categoria: Arborização.