HORTAS AGROECOLÓGICAS EM STA MARIA DA BOA VISTA (PE)

O processo de implantação de hortas escolares desenvolvido pelo Projeto Escola Verde tem sido um grande desafio, apesar de sua grande importância e da transformação e revitalizando as áreas das escolas em espaço de socialização e práticas sustentáveis, ainda carece de ser uma rotina praticada por todas as disciplinas escolas no exercício de seus conhecimentos práticos.

Continuamente o Programa Escola Verde (PEV) promove vivências de Hortas Agroecológicas colaborando para que essas instituições enfrentam o desafio de plantar e cultivar seus próprios alimentos de maneira saudável, e institucionalizar este equipamento com uma ferramenta didática para as aulas das disciplinas.

Neste sentido, integrantes do PEV mobilizaram cerca de 20 estudantes e professores de duas escolas públicas do município de Santa Maria da Boa Vista (PE), oportunidade em que foram sensibilizados sobre estas ações sustentáveis e desenvolveram ações práticas com o cultivo das hortas nestes escolas.

As atividades foram organizadas pelos integrantes do PEV, Profº Humberto Alencar, Prof Rodrigo Gilberto, Profº Claudivan Santos e a Profª Socorro Alves.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

Uma das instituições movimentadas foi a Escola Municipal Caititu-Projeto Fulgêncio, no dia 01/10/2019, oportunidade em que foram realizadas manutenção e a primeira colheita de hortaliças, além do transplantio de tomate cereja e beterraba. Além dos alunos, participaram o gestor, professores e comunidades do entorno, totalizando cerca de 150 pessoas.

Para o Profº Claudivan Santos “os meninos ficaram muito entusiasmados. Os sorriso nos seus rostos falavam por si”, comentou.

Também foi realizada analise de solo e semeadura de berinjela e alface em garrafas Pets A Profª Socorro Alves relatou que o objetivo dessas atividades era para que os alunos colocassem em pratica tudo que aprenderam sobre a produção da horta desde manuseio do solo, adubação orgânica, plantio, transplantio e o cultivo correto de hortaliças. A escola também já inicia os estudos com vistas a construção de uma Trilha Ecológica para a prática da Educação Ambiental.

No dia 20/09 correram também ações de horta na Escola Judith Gomes de Barros – Extensão do Perímetro Irrigado Fulgêncio, com o preparo de terreno para horta na Agrovila 25, oportunidade em que cerca de 20 alunos e professore do curso EJA participaram das ações.

“Com o envolvimento da comunidade espera-se que seja despertado o sentimento de pertencimento, uma maior compreensão de aspectos ambientais, além de estimular os moradores a terem uma alimentação mais saudável”, defendeu o Profo Rodrigo Gilberto, Presidente da AABPIF.

Por Joana Dark
Categoria: Horta Agroecológica