HORTAS AGROECOLÓGICAS: ESPAÇOS DE REFLEXÃO COLETIVA

O processo de implantação de horta escolar desenvolvido pelo Programa Escola Verde auxilia na transformação e revitalização de áreas antes não utilizadas das instituições de ensino, em espaços de socialização e sensibilização para as práticas sustentáveis.

A criação de hortas escolares reforça a relação da Escola com os alunos, abrindo espaços de reflexão coletiva, além de poder produzir alimentos orgânicos destinados para o consumo da comunidade escolar. Assim, as hortas se tornam um campo vasto de aprendizagem onde os professores de diferentes disciplinas podem utilizar para o exercício de conhecimentos.

Com esta finalidade, integrantes do PEV realizaram no mês de setembro duas ações junto a hortas escolares do município de Petrolina-PE, impactando aproximadamente 60 pessoas, entre alunos, professores e gestores.

As ações consistiram na apresentação dinâmica sobre hortas, com a utilização de slides e vídeos, para auxiliar no entendimento das crianças, foram distribuídos ainda materiais informativos sobre sua importância social e ambiental, a atividade contou também com o replantio de algumas hortaliças, como alface, couve, repolho, coentro, dentre outros.

Participaram da ação os integrantes do PEV, Luiz Gustavo, Eliomara Carmo, Brunara Evely, Roberto Fábio, Clistenes Amorim, Andressa Alves, Mávani Lima e Matheus Campus.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

No dia 10/09/19 a instituição movimentada foi o CMEI Maria Tereza Brennand Coelho, onde a atividade se baseou na apresentação do tema com a ajuda de slides e vídeos ilustrativos, de fácil interpretação para as 20 crianças presentes. Houve também o plantio de hortaliças.

Já no dia 12/09 foi a vez da Escola São Domingos Sávio, com o replantio de hortaliças e o conserto da armação para acomoda-las. Aproximadamente 40 alunos participaram das ações.

Por Paloma Cristina
Categoria: Horta Agroecológica.