COMPOSTAGEM: DAS LIXEIRAS PARA A MESA

Restos de alimentos descartados corretamente ganham uma nova utilização com as ações de Compostagem desenvolvidas pelo Programa Escola Verde (PEV). A ideia central é transformar os resíduos orgânicos em adubo natural para os jardins e hortas nas escolas, sendo uma forma  sustentável e econômica para as instituições, além de ser um exemplo de que é possível transformar o lixo orgânico em algo positivo.

Neste sentido, no dia 13/08/2019, integrantes do PEV deram andamento ao experimento de Compostagem que está sendo desenvolvido no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Petrolina (PE), onde foi feito uma coleta de folhas secas ao redor das instalações, e logo após iniciado a escavação de 2 novos fossos para a compostagem, sendo também realizado uma vistoria em um dos fossos já em processo de maturação.

Em um dos fossos foram utilizados materiais orgânicos tradicionais de compostagem, como folhas, cascas de frutas, alimentos crus e estrume. Em outro foram utilizados materiais diferenciados como frutas cítricas e alimentos cozidos. E em outro fosso foram utilizados a mistura de diferentes materiais orgânicos,  tradicionais e inovadores. Foram anotados os procedimentos, medidas e indicadores do ambiente, para avaliação final dos resultados.

Uns dos muitos benefícios da compostagem é a redução do lixo orgânico, evitando que esses resíduos sejam levados aos lixões e aterros sanitários, melhorando a fertilidade do solo e combatendo um dos principais problemas atuais que é o desperdício de alimentos.

Participaram da ação os integrantes Luiz Gustavo e Edimaria Neres.

Por Paloma Cristina

Categoria: Compostagem.