Alunos visitam 1º shopping 100% sustentável, em Camaragibe

Quando foi projetada, em 2016, a Usina de Biogás do Camará Shopping, em Camaragibe (PE), tinha como objetivo ser exemplo de empreendimento integralmente sustentável. Hoje, o equipamento transforma resíduos orgânicos e esgoto em eletricidade, tendo até ganhado prêmios da Câmara Brasileira da Construção Civil, FIEPE e Fecomércio por suas boas práticas.

Foi para conhecer essas ideias inovadoras e ecologicamente corretas, que 51 alunos do curso técnico de Edificações do Instituto Federal (IF-Sertão) de Petrolina (34) e de Santa Maria da Boa Vista (17) fizeram um visita técnica no dia 12.09 às estalagens do shopping.  Liderado pelo integrante do Programa Escola Verde, professor Armando Venâncio, o grupo de estudantes visitou as reservas verdes, viu como são produzidas algumas espécimes de plantas, aprendeu um pouco sobre um gasômetro, além de ter acesso a dois biodigestores de geomembrana, cuja capacidade chega a 30 m³ de armazenamento.

Atento à iniciativa desde o início, Armando lembra que a usina prioriza a preservação da fauna e flora locais, sendo um bom exemplo de práticas sustentáveis para os alunos de Edificações, que estarão no mercado de trabalho, logo.

Por Jacó Viana

Confira as imagens: