Ações da Sala Verde do Vale do São Francisco

A Sala Verde do Vale do São Francisco tem se mostrado exitosa nas cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) onde atua, muito disso devido aos seus integrantes, que são verdadeiros mobilizadores socioambientais. Através das mobilizações do Programa Escola Verde tem se transformado num espaço para pesquisas, capacitações, planejamento e elaboração de atividades, desenvolvimento de produtos de mídia, reuniões e ponto de difusão de práticas socioambientais.

Localizada na Univasf campus Juazeiro (BA), a sala tem a chancela do Ministério do Meio Ambiente (MMA). É o espaço onde os cerca de 100 integrantes do PEV se reúnem para pensar nas ações a serem realizadas nas escolas da região.  Dentre as atividades articuladas na Sala Verde estão por exemplo, promoção da Coleta Seletiva, Arborização, Hortas Agroecológicos, Saúde Ambiental, Midia Ambiental, Arte Ambiental, dentre outras.

Exemplos disso, no dia 20.08, dois membros da equipe de Mídia Ambiental se encontraram no local com o objetivo de melhorar as divulgações midiáticas do Programa, enquanto, no dia 18.07, outros três alunos fizeram a separação e ensacamento de aproximadamente 100 pacotes de sementes de Mucuna que, posteriormente, foram distribuídas nas orlas dos dois municípios.

Uma entre as 553 Salas Verdes espalhadas pelo país e reconhecidas pelo Governo Federal, a Sala Verde do PEV também se orgulha de ser uma das 17 na Bahia. Criada em 2012, seu proposito continua firme: ser um ambiente para múltiplas potencialidades, disponibilizando e democratizando o acesso à informação, além de desenvolver atividades de educação ambiental através cursos, palestras, oficinas, eventos, encontros, campanhas e reuniões.

Confira algumas imagens: