Visita técnica aguça curiosidade de adolescentes

A potência da usina hidroelétrica de Sobradinho (BA) e as peculiaridades do setor de produção animal da Univasf em Petrolina (PE) não passaram desapercebidos pelos cerca de 70 estudantes que participaram de visitas técnicas organizadas pelo Programa Escola Verde, em junho. Através das visitas, os adolescentes, que são de duas escolas públicas do Vale do São Francisco, tiveram experiências práticas que corroboraram para a compreensão dos conteúdos ensinados anteriormente em sala de aula.

Durante as atividades a usina hidrelétrica, alunos e professores conheceram a casa de força, a subestação e as comportas da barragem de Sobradinho. Já a outra delegação teve contato e pôde alimentar a criação de ovelhas, vacas, cavalos e bodes do Espaço dos Currais, instalado no Campus de Ciências Agrárias (CCA) da Univasf.

As ações foram coordenadas pelo integrante do PEV, Matheus Bonfim, com o apoio dos professores e da gestão dos dois colégios.

ESCOLAS PARTICIPANTES
No dia 14.06, aproximadamente 40 estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Jornalista João Ferreira Gomes, em Petrolina, fizeram a visita à Chesf Sobradinho. Guiados por um técnico engenheiro, eles também conheceram o vertedouro, os geradores, as turbinas e as linhas de transmissão da usina.

Já no dia 07.06, foram os alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Luís Cursino, em Juazeiro (BA), que participaram de uma incursão educativa no CCA da Univasf. Pelo menos 25 pré-adolescentes interagiram com a veterinária da instituição, que explicou hábitos, pesquisas e importância daquelas espécies para a região.

Por Jacob Viana
Confira as imagens: