Meio Ambiente nas Universidades

A oferta dos cursos superiores no Vale do São Francisco e sua relação com o desenvolvimento sustentável e o meio ambiente foram temas de discussões promovidas pelo Programa Escola Verde no Colégio Estadual Rui Barbosa, em Juazeiro (BA). Na ocasião, os cerca de 90 alunos, dos 2º e 3 º anos do Ensino Médio e EJA, expuseram a realidade que dificulta seus ingressos nas universidades e como estes cursos abordam as questões ambientais.

Organizadas pelos integrantes do PEV, Licia Lopes, Italo Pires, Marco Aurélio, Madalena Machado, Aline Daiana, Iago Alves, Sidney Nunes, Giovanni Oliveira, Leonardo Feitosa e Vinícios Miranda, as atividades consistiram em apresentação de slides, exibição de vídeo, palestras, debates e entrega de panfleto informativo.

Durante a ação, o grupo destacou ainda as graduações e áreas de atuação disponíveis no Vale do São Francisco, especialmente em Juazeiro e Petrolina (PE), e explicou aos alunos como funciona a vida acadêmica de cada integrante.

Com a alta adesão de participantes, a equipe do PEV dividiu as apresentações em dois momentos. No dia 27.03, aproximadamente 30 alunos do Educação de Jovens e Adultos (EJA) assistiram a palestra e tiraram dúvidas sobre os cursos, formas de ingresso e cotidiano acadêmico. De maioria adulta – com pais e mães de família – eles expressaram suas dificuldades em continuar os estudos pós Ensino Médio.

Alguns dias antes (14.03), cerca de 60 alunos dos 2º e 3 º anos foram sensibilizados pelo PEV. Dentre as questões debatidas estavam a relação da educação ambiental dentro das universidades, o desenvolvimento sustentável através das práticas acadêmicas e as medidas institucionais, coletivas e individuais que podem garantir um planeta melhor para as futuras gerações.

Por Jacó Viana
Confira as imagens: