Em Juazeiro, passeata combate o Aedes aegypti

Cerca de 200 alunos do Colégio Estadual Artur Oliveira da Silva, em Juazeiro, saíram em passeata na manhã do dia 17.04 (terça-feira) pelas ruas dos bairros Pedra do Lord e Palmares.  O objetivo foi sensibilizar os moradores sobre os problemas advindos da proliferação do Aedes aegypti e a necessidade de combater os focos do mosquito.
As atividades começaram dentro da sala de aula; foram produzidos faixas, cartazes e panfletos sobre o tema. Coordenadas pelo professor e integrante do Programa Escola Verde, ‎Jorge Lordelo, as ações de Saúde Ambiental mobilizaram ainda professores, gestores e os pais dos estudantes.

Na mobilização, o reconhecimento do perigo representado pelo Aedes aegypti. Cartazes com os dizeres ‘O mosquito está mais perigoso’, ‘Tolerância Zero’, ‘Todos contra a dengue’ e ‘Deveres são cumpridos quando direitos são respeitados’ foram erguidos pelos adolescentes.

O grupo passou nas partas dos moradores e fizeram apelo para que ajudem no combate ao mosquito. Na ocasião, os alunos falaram sobre os sintomas da dengue e alertaram para os novos perigos transmitidos pelo Aedes aegypti, como a Zika e Chikungunya. Eles também explicaram como essa endemia pode ser evitada.
Animado com a interação dos participantes, o professor Lordelo afirma que ao encabeçar a campanha contra o mosquito a unidade de ensino se “torna um ente ativo mobilizador nas comunidades” e destaca que, assim, “colabora para a Educação Ambiental”.

Seja um exemplo como esses estudantes; seja consciente, combata o Aedes aegypti!

Por Jacó Viana
Confira as imagens: