Comemorando o Dia da Água na orla de Juazeiro (BA)

O desperdício de água, o assoreamento, a degradação ambiental e a poluição dos rios são desafios diários para as populações do mundo.

Registradas pelo Programa Escola Verde (PEV) durante as comemorações do Dia Mundial da Água, na última quinta (22.03), imagens mostram as atividades realizadas na Orla de Juazeiro (BA) e no Centro de Captação de Água Bruta do SAAE. As ações foram lideradas pelo integrante do PEV, Professor Gonçalves, do Colégio Estadual Rui Barbosa, e impactaram cerca de 50 populares e estudantes.

Apesar de a população estar um pouco mais consciente sobre a poluição ambiental e suas consequências, cidades de todo o mundo continuam jogando esgoto não tratado nos rios, desmatando matas ciliares e utilizando excessivamente seus recursos. Enquanto os alunos tinham uma experiência in loco no Velho Chico, eles eram levados a refletir sobre a importância, os cuidados e a relevância energética e econômica que o Rio São Francisco tem para a região.

Participaram dessa iniciativa os integrantes do PEV, Aline Daiana, Licia Lopes, Neemias Silva, Gláucio Silva, Pedro Rodrigues, Ítalo Pires, Madalena Rocha e Marlon José, que juntos plantaram semestre de Mucuna nas margens do rio.

Findando as atividades, os estudantes tiveram ainda uma conversa com um funcionário do SAAE, que falou sobre a captação de água bruta para tratamento, distribuição e consumo.

Por Jacó Viana
Confira as imagens: