Preparativos do PEV para 2018

As férias escolares de início de ano estão acabando, nas redes públicas de ensino de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), e as equipes temáticas do Programa Escola Verde realizam os últimos preparativos para a chegada do ano letivo 2018. Reuniões de planejamento, produção de mudas para o Viveiro, limpeza e reorganização da Sala Verde fizeram parte das ações.

Os preparativos começaram já em janeiro, mas foi a partir do último sábado (17/02) que as atividades foram intensificadas. Reunidos na Sala Verde, os integrantes do PEV/NT, Licia Regina, Aline Daiana, Ítalo Áquila, Leonardo Feitosa, Iago Motta, Vinícius Gantus, Giovanni Oliveira e Madalena Machado, acordaram as ações que serão desenvolvidas no Colégio Estadual Rui Barbosa (Juazeiro) e socializarem a proposta didática que devem apresentar aos alunos de EJA daquela escola.

“Nosso objetivo será incentivar os alunos na busca pela conclusão dos estudos, além de relacionarmos os cursos com o desenvolvimento sustentável, ou seja, a interdisciplinariedade em todas as áreas profissionais nas praticas sustentáveis do dia a dia”, ressalta discente Licia Regina.

Limpeza da sala

Já na segunda-feira (19), os alunos Igor Filgueira, André Moraes, Kezia Haine, Laysa Maria e Sulaine Almeida, promoveram a limpeza e organização da Sala Verde do PEV. Situada na Univasf campus Juazeiro, o espaço é usado para reuniões, montagens de atividades e projetos, além de receber visitas técnicas. Com a limpeza, os membros Projeto esperam dar mais praticidade à sala oficial.

Reunião no Pacífico

Prosseguindo com as atividades, os alunos Gustavo Ramires, Henrique Natã, Fernanda Torres e Geissica Lima, participaram no dia 20/02 de uma reunião com a coordenação do Colégio Estadual Pacífico da Luz (Petrolina), onde foi estabelecido um plano pedagógico para a efetivação de uma disciplina que vai desenvolver temas de Educação Ambiental. Como resultado, foram reservados aos integrantes do PEV 50 minutos semanais para a mobilização dos estudantes da unidade.

Planejamento e produção de mudas

No dia 21/02, duas iniciativas levaram os membros do PEV a lugares diferentes com objetivos distintos. Enquanto um grupo estava no Viveiro do Projeto, produzindo mudas de plantas da Caatinga, visando às atividades de arborização e horta escolar; o estudante Matheus Henrique visitava novamente a Escola Pacífico da Luz para concluir a fase de planejamento das ações socioambientais. Ficou acordado com a direção e professores que as mobilizações devem iniciar no dia 13 de março.

Recepção do PEV

Para encerrar a maratona de preparativos, o grupo composto por Licia Regina, Giovanni Oliveira, Marco Aurélio Dias, Carlos Leonardo, Vinicius Miranda, Sidney Nunes, Ítalo Áquila, Paula Feitosa, Iago Motta e Aline Daiana, participou da recepção aos alunos dos turnos manhã e noite, do Colégio Rui Barbosa (Juazeiro).

Na ocasião, eles apresentaram o Programa Escola Verde aos estudantes, explicando-os como funcionará a atuação do Projeto no colégio. Em seguida, a equipe visitou duas salas de aulas, tirou dúvidas dos discentes e discutiu sobre a importância da continuidade dos estudos e posterior ingresso numa universidade.

A equipe PEV deseja a todos os estudantes sucesso neste novo ano letivo.

Confira as imagens: