Três grandes Visitas Técnicas mobilizam 115 alunos

Chácara Mourão e o Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC) da Univasf, em Juazeiro (BA), e o Centro de Manejo da Fauna da Caatinga (Cemafauna), em Petrolina (PE), receberam a visita de 115 alunos dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico da Bahia.

De maneira dinâmica, os alunos tiveram contato com animais silvestres e de criação, passearam pelo museu do Cemafauna, assistiram a vídeos educativos, participaram de palestras e puderam conhecer várias espécies endêmicas da região, as quais muitas delas estão em processo de extinção, além terem experienciado conhecimentos adquiridos anteriormente nas atividades, livros e salas de aulas.

As atividades de Visitas Técnicas foram coordenadas pelo Programa Escola Verde (PEV), que teve como realizadores os integrantes: Isa Mariana, Aylla Raquel e Jarbas Silva Santos. Além das instituições visitadas, o Programa também recebeu o apoio das unidades de ensino e de professores, com destaque para as educadoras Ana Lucia Vieira e Patricia Oliveira.

INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS

No último dia 6/12, a equipe do PEV coordenou a Visita Técnica à Chácara Mourão, onde os 35 alunos do 4º ano do Curso de Agropecuária do Centro Territorial do Sertão do São Francisco (CETEP-SSF), de Juazeiro, puderam ter contato com a rotina produtiva da chácara e ouvirem mais sobre o funcionamento da unidade.

Para o aluno Kevin Gabriel, as iniciativas do PEV “trouxeram a oportunidade de ampliar ainda mais os conhecimentos dentro do curso de Agropecuária”, disse ele.

No dia 30/11, quem visitou o Cemafauna foram 35 estudantes do Colégio Estadual Rotary Clube, do bairro Alto do Cruzeiro, em Juazeiro. Eles tiveram contato com uma serpente viva, visitaram o Museu da Fauna da Caatinga e assistiram a uma palestra de sensibilização e informativa.

Pouco antes, no dia 28/11, um grupo de 45 alunos, do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, fizeram uma incursão ao EACC/Univasf. Os estudantes, do Colégio Estadual Manoel Novais, que fica no distrito de Poço de Fora- Curaçá (BA), conheceram experimentos, projetos e iniciativas científicas promovidas na universidade.

Por Jacó Viana

Confira as imagens: