Visitas Técnicas sensibilizam alunos e professores

Com a finalidade de sensibilizar alunos e professores, o Projeto Escola Verde esteve mobilizando escolas públicas do Vale do São Francisco para realização de Visitas Técnicas à instituições de pesquisas ambientais da região. Em torno de 160 pessoas visitaram o Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas (CRAD) e o Centro de Manejo da Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA), localizados no Campus de Ciências Agrárias da Univasf.

Durante as visitas os participantes assistiram vídeos informativos, participaram de palestra, visitaram as instalações e laboratórios dos centros de pesquisa e tiveram contato direto com animais e plantas da região. As visitas além de possibilitar a sensibilização prática dos visitantes, instigando a responsabilidade socioambiental e a valorização da biodiversidade da Caatinga, também divulgam os trabalhos do Centros de pesquisa e incentivam os alunos visitantes para serem futuros pesquisadores ambientais.

Escola visitantes

No dia 07/08/2015 a Escola Adelina Almeida, localizada em Petrolina-PE visitou o CRAD, oportunidade em que visitaram o viveiro de mudas, o herbário, a xiloteca e a câmara fria onde são conservados milhões de sementes das plantas da região. Em torno de 60 pessoas participaram da visita.

No dia 31/07 foi a vez da Escola Antônio Cassimiro, também localizada em Petrolina, realizar visita ao CEMAFAUNA. Aproximadamente 50 pessoas, sobretudo alunos e professores do 7º ano, foram sensibilizados e tiveram contato com animais da Caatinga, inclusive contato com uma serpete viva.

Para a aluna Camile Silva, do 7º ano, “gostei, muito boa as apresentações, o museu, também gostei da parte prática, onde tive contato com a serpente”, exclamou satisfeita.

Outra turma do 7º ano da Escola Antônio Cassimiro também visitou o CEMAFAUNA, no dia 29/07, oportunidade em que alunos e professores visitaram entusiasmados o Museu da Fauna da Caatinga, além das outras atividades de Educação Ambiental.

Para o aluno Jairo Santos “achei bom, porque estudamos sobre as aves, que não devemos maltratar os bichos porque senão eles podem entrar em extinção, como por exemplo a ararinha azul”, defendeu.

Confira algumas imagens: