Mobilizações de escolas para a Coleta Seletiva

Um desafio urgente das instituições de ensino é desenvolver de maneira eficiente a Coleta Seletiva dos rejeitos sólidos. Pesquisas do PEV apontam que cerca de 80 por cento das escolas do Vale do São Francisco não realizam esta fundamental ação socioambiental para uma melhor qualidade de vida, preservação do meio ambiente e formação da cidadania.

Com o propósito de sensibilizar alunos, professores, gestores e familiares para a necessidade de adotar a Coleta Seletiva do “lixo” como um hábito cotidiano, o Projeto Escola Verde esteve desenvolvendo atividades de Educação Ambiental junto a seis escolas públicas da região do Vale do São Francisco.

As ações mobilizaram diretamente em torno de 300 pessoas, e foram desenvolvidas pelos integrantes do PEV, Maria Raquel, Maria Gama, Lícia Lopes, Neemias Silva, Waneska Eduarda e Ângela Soares. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) também participou das atividades.

As atividades consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes em locais estratégicos das escolas, distribuição de material informativo e realização de práticas de coletas seletiva nas escolas onde existiam os tambores coloridos.

Escolas mobilizadas

Neste sábado (07/11/2015) a equipe do PEV esteve sensibilizando cerca de 80 pessoas na Escola Antonilio da França Cardoso, localizada em Juazeiro-BA, para a necessidade de professores, alunos, funcionários e familiares realizarem a coleta seletiva na escolas e em suas residências.

Na quinta-feira (05/11) as atividades ocorreram na Escola Lomanto Júnior, Juazeiro, ocasião em que alunos e professores do 1° ano do Ensino Médio foram mobilizados para reflexão sobre a importância e urgência da instituição adquirir coletores coloridos e de todos exercitarem a coleta seletiva como uma prática permanente em suas vidas.

No mesmo dia a equipe do PEV também esteve desenvolvendo ações de sensibilização na escola Pedro Raimundo Rêgo, também localizada neste município baiano. As ações envolveram alunos e professores do 9º ano, os quais mostraram-se bastante interessados e dispostos a praticar esta ação de cidadania ambiental.

De acordo com a estudante Edmária Silva “gostei bastante. A partir de agora vou pesquisar sobre a coleta seletiva, reciclagem e reutilização. Acrescentou muito em minha vida”. Já a aluna Jussara Santos afirmou que o PEV “é projeto que muda as pessoas e ajuda a reduzir a poluição, a não jogar o lixo nas ruas. Também antes eu via o catador como lixeiro e hoje sei que o trabalho dele é digno e devemos respeitar”, argumentou satisfeita.

No dia 03/11 foi a vez da Escola Marechal Antônio Alves Filho, localizada em Petrolina, receber a visita da equipe do PEV e do Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar. Na ocasião alunos e professores do 2° ano do Ensino Médio participaram das atividades.
Na opinião da aluna Saniele Santana (18), “o bom dessa experiência é que nos ajudou bastante em relação ao meio ambiente, pois vimos que podemos cuidar mais do meio ambiente para a nossa própria saúde”, explicou.

Outra instituição mobilizada foi a Escola Ludgero Souza Costa, localizada em Juazeiro-BA, no dia 28/10, oportunidade em que foram explicadas as vantagens da coleta seletiva e o papel dos catadores neste processo socioambiental.

Conforme declarou a Profa Luzinete Moreira, “a atividade foi bastante enriquecedora, pois além de diagnosticar os conhecimentos dos alunos sobre o tema, trouxe novos conhecimentos de forma dinâmica e participativa”, defendeu.

Dia 28/10 a equipe de Coleta Seletiva esteve na Escola João Batista, localizada em Petrolina-PE, para desenvolver ações de sensibilização de alunos e professores do 1° ano.

Para a aluna Maria Aparecida “aprendi que muito pouco é realmente lixo, e que a maioria são objetos que podem ser reciclados”, comentou.

Confira algumas imagens: